“Deixe os pais”: por que você não será feliz até que possa perdoá -los

Todos os dias somos informados de que a raiz de todos os problemas está na infância. Quando algo não funciona para nós, a primeira coisa que culpamos por nossos pais: “Mãe não me amou”, “Pai nunca falou comigo”. É fácil culpar os pais, porque isso assume a responsabilidade de nós. Talvez tenha chegado a hora de deixá -los em paz, perdoar e começar a responder por suas vidas?

Não é culpa de ninguém

Se seus pais não te amaram do jeito que você queria, isso não significa que eles não te amaram. Recentemente, conversei com uma família em que minha mãe trabalhou a vida toda para dar às filhas a escola certa, carro, viajar. E as filhas esperavam que ela às vezes as abraça, dizem que ela as ama.

“Nossa mãe acreditava que os biscoitos na mesa são mais importantes do que beijos e abraços. Ela acreditava que nos dar um carro e um apartamento é mais importante do que falar conosco com entusiasmo ”, uma de suas filhas me disse.

É possível entender a mãe, que não foi muito emocionante, porque ela lutou pela vida e queria dar a suas filhas o melhor? Sim. É possível entender as crianças que queriam calor, abraços? Sim. “Quem é culpado”? Ninguém. Todo mundo ama como ele sabe. Como ele foi ensinado.

Nossos pais também tinham pais

A garota de Luda, a quem sua mãe “não entendeu mal”, ficou ofendida por ela toda a sua vida. E mais tarde, quando minha mãe já morre, Luda encontrou o diário de uma mãe. Mamãe escreveu que sua mãe, a avó de Luda, instilou nela uma regra para criar filhos: “Nunca abraça seus filhos durante o dia, caso contrário, eles crescerão como caprichosos. Abrace -os apenas à noite para não estragar “. E minha mãe escreveu como ele abraçou Luda à noite, para não estragar. Luda era amada, mas apenas para que ela não se torne caprichosa. Como minha avó ensinou a mãe.

Nossos pais não são perfeitos. E seus pais não são perfeitos. E todos podem estar errados. E isso é normal.

Não fomos ensinados a falar

Eu experimentei problemas de excesso de peso durante toda a minha vida. E fiquei muito ofendido por minha mãe até 25 anos que ela “não controlou meu peso”. Quando cheguei a ela e disse: “Mãe, estou ofendido por você! Eu sou gordo por causa de você!”, Mamãe disse uma coisa incrível:” Eu nunca te considerei gordo “.

Isso me impressionou: ela não me viu? E então eu até li o estudo que os pais geralmente são tão absorvidos em seus filhos que eles não percebem suas deficiências físicas. Você pode se ofender com seus pais pelo que eles nem sabem sobre.

Podemos superar

Na mesma época, em uma histeria silenciosa, eu disse uma vez a minha mãe a frase da coroa de todas as vítimas: “Você me arruinou a vida toda!”. E ela proferiu uma coisa brilhante: “Você sabe, Larisa, quando eu tinha 18 anos, eu vim para minha mãe com as palavras:“ Eu não gosto de como você me criou!”E mamãe respondeu:” Você já é um adulto. Se você não gosta de como eu o criei, treina!”. E de repente pensei: “Tenho 25 anos. Sou uma mulher adulta. Por 10 anos, como eu mesmo sou capaz de controlar o que e quando tenho. E foi mais conveniente para mim culpar minha mãe por todos esses 10 anos “.

Então, se você tem mais de 15 anos, já é adulto e pode muito bem controlar sua vida. E se você tiver alguma reclamação sobre a educação dos pais, só posso lhe dizer uma coisa: “Se você não gosta de algo, treina”.

Nós apenas pensamos em nós mesmos

Eles dizem que as crianças amam a todos. É mentira. Quando olho para as crianças que sorriem, minhas lágrimas estão brotando e meu coração está arrancado de ternura. Mas vamos admitir: as crianças são caprichosas e egoístas. Eles não se importam muito com o que as outras pessoas querem. Eles exigem seus antes do frenesi.

A natureza garantiu que os amamos nos primeiros anos de nossa vida: no corpo, após o parto, é produzido um aumento da quantidade de ocitocina, o que nos faz ser loucos por nossos filhos. E muitas crianças, crescendo, continuam a parasitar – exigem a sua, para se ofender com os pais. Mas pense: alguém deveria realmente ser responsável por você até agora?

Nós mesmos escolhemos como usar nossas “lesões”

Recentemente, eu estava no seminário de Tony Robbins em Londres. Ele contou uma história sobre sua mãe. Ela era louca e derramou Little Tony na boca de um shampoo. Ele contou essa história e depois disse: “A loucura de minha mãe levou ao fato de eu ficar na sua frente”. E essa frase me impressionou. Para encher um shampoo na sua boca – a ideia não é muito boa, mas se isso já aconteceu, então temos uma escolha. Para reclamar de todas as nossas vidas que não alcançamos nada por causa do shampoo na boca, ou transformar nossa maior dor em nosso maior triunfo.

Existem muitas histórias dessas. Há uma parábola sobre dois irmãos cujos pais eram alcoólatras. Um irmão acabou bebendo, e o segundo se tornou muito bem -sucedido. Quando os dois foram perguntados por que a vida deles era assim, o primeiro disse: “Eu não tinha outra escolha. Meus pais eram alcoólatras, e eu vi apenas isso na minha vida “. E o segundo disse: “Eu não tinha outra escolha. Eu vi toda a minha vida como não viver “. Escolha apenas você.

Os pais tiveram seus próprios ferimentos

O que uma pessoa infeliz merece? Pena e compaixão. Se você considerar mal seus pais, provavelmente eles são pessoas muito infelizes. É muito fácil verificar. Lembre -se de si mesmo em sofrimento mental. Quando você está muito ruim, você está descontente com todos, parece que você não ama ninguém. E lembre -se de si mesmo quando a felicidade estiver em seu coração: você aproveita a vida, você está atento aos entes queridos, está pronto para dar amor.

Se seus pais se comportam terrivelmente, provavelmente isso significa que eles experimentaram eventos muito cruéis que você não sabe nada. Nesse caso, você só precisa se arrepender e perdoá -los. Meu amigo sempre acusou sua mãe de frieza emocional. E ele acreditava que, por causa disso, teve problemas com as mulheres. Então, aconteceu que a mãe foi submetida a violência na infância.

Você não sabe o que seus pais passaram. E se a mãe “cueca” você, isso só diz que a infância dela era muito pior. E você pode se arrepender. E perdoar.

Se você está vivo, então alguém cuidou de você

Tony Robbins disse uma coisa sobre a qual eu não pensei: “Você sabe que a maioria dos animais joga seus filhos muito rapidamente. E eles os liberam no mundo adulto. E quanto uma criança precisa aprender a viver por conta própria? Uma criança pequena pode morrer a cada passo – da desnutrição, da desidratação, ele pode queimar, cair. Os primeiros anos devem cuidar de uma pequena pessoa! E se você ainda está vivo, isso significa que você teve cuidado com você. Além disso, eles cuidaram de muito tempo. E se você está vivo, este é um fato. Você quer aceitar ou não. E tudo o que você continua a criar uma mãe ou pai, ou sobre como você foi ofendido é apenas suas histórias ”.

Fiquei impressionado com esse pensamento. E a verdade é-se você já é um adulto, e você está vivo-significa que alguém teve muito tempo para você. E isso é suficiente.

Ressentimento é um sinal de imaturidade

Eu estava recentemente em uma reunião de negócios e um homem disse: “Eu não me comunico com meu pai. Não nos comunicamos há 10 anos. Ele fez como os homens não agem “.

Esta pessoa me ofereceu um projeto conjunto relacionado ao auto -desenvolvimento. Esta foi a nossa última reunião. Eu não farei projetos conjuntos com uma pessoa ofendida. E é por causa disso. Se uma pessoa geralmente é capaz de muito ofendido, isso fala de sua imaturidade. O mecanismo de ressentimento de uma pessoa feliz e madura não deve ter. Nós mesmos fazemos uma escolha, nos ofendemos em alguém ou tiramos conclusões, mostramos entendimento.

Recentemente, um especialista me ensinou a pensar corretamente. Ele disse: “Sempre pergunte a si mesmo a pergunta de quão eficaz esse pensamento/experiência é?”. Vamos para questões

de ressentimento de um ponto de vista prático. “Suponha que você esteja ofendido por seus pais. Quão eficaz é essa estratégia em sua vida? Ela traz felicidade, glória, realização, sucesso? Você pode monetizar este ressentimento? Ela ajuda você a criar projetos legais? Ou você usa esse ressentimento como uma desculpa para não fazer nada?”.

Você não é obrigado a amá -los

E o último. Ninguém diz que devemos amar nossos pais. Ninguém diz que se eles derramassem shampoo na sua boca, você deve cuidar deles na velhice. Sim, talvez na infância você tenha uma certa experiência. Mas só você escolhe como interpretá -lo e o que ficar nele – “mais” ou “menos”. Talvez todos nós realmente tenhamos tempo para deixar nossos pais em paz. E se não gostarmos de algo, comece a recrear.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

New Offer Every Week

Suspendisse et erat consequat, fermentum augue quis, fermentum dui.

I agree to receive news, updates & other promotional informations from *Vault and read Privacy Policy.